TOPOLOGIA E PSICANÁLISE

UM NOVO PARADIGMA PARA A CLÍNICA NO SÉCULO XXI

"Topologia e psicanálise", um novo paradigma para a clínica no século XXI é uma formação pluridisciplinar. As aulas são ministradas por professores(as) reconhecidos(as) tanto por sua atividade clínica quanto por sua trajetória científica. Essa formação é oferecida pelo Instituto Internacional de Psicanálise.

TOPOLOGIA E PSICANÁLISE

UM NOVO PARADIGMA PARA A CLÍNICA NO SÉCULO XXI

Topologia e psicanálise: um novo paradigma para a clínica no século XXI é uma formação pluridisciplinar. As aulas são ministradas por professores(as) reconhecidos(as) tanto por sua atividade clínica quanto por
sua trajetória científica. Essa formação é oferecida pelo Instituto Internacional de Psicanálise.

A PÓS-GRADUAÇÃO

Essa pós-graduação foi concebida a fim de levar um conjunto consistente de conhecimentos àqueles que desejam estudar de forma rigorosa e aprofundada o último ensino de Jacques Lacan e apreender melhor o uso possível da topologia na clínica psicanalítica contemporânea. A formação permite igualmente acessar posteriormente a uma dinâmica profícua de pesquisa coletiva e internacional.

“Topologia e psicanálise”, um novo paradigma para a clínica no século XXI é uma formação internacional que se fundou em uma aposta: levar a sério as últimas articulações teóricas de Jacques Lacan.

Para isso, nós responderemos a várias questões que vão estruturar essa pós-graduação:

A PÓS-GRADUAÇÃO

Essa pós-graduação foi concebida a fim de levar um conjunto consistente de conhecimentos àqueles que desejam estudar de forma rigorosa e aprofundada o último ensino de Jacques Lacan e apreender melhor o uso possível da topologia na clínica psicanalítica contemporânea. A formação permite igualmente acessar posteriormente a uma dinâmica profícua de pesquisa coletiva e internacional.

“Topologia e psicanálise”, um novo paradigma para a clínica do século XXI é uma formação internacional que se fundou em uma aposta: levar a sério as últimas articulações teóricas de Jacques Lacan.

Para isso, nós responderemos a várias questões que vão estruturar essa pós-graduação:

NOSSOS PROFESSORES

Benoît Le Bouteiller

FRANÇA | BRASIL

PSICANALISTA

Caterina Mosto

ARGENTINA

METEREOLOGISTA

Denisse Sciamarella

ARGENTINA

FÍSICA

Gisele Charó

ARGENTINA

MATEMÁTICA

Janilton Gabriel de Souza

BRASIL

PSICANALISTA E PSICÓLOGO

Marta Marciano

Brasil

PSICANALISTA

Mônica Godoy

BRASIL

PSICANALISTA

Professores(as) do curso "Freud através de seus textos"

Ceren Korulsan

TURQUIA

MATEMÁTICA

Dany Nobus

REINO UNIDO

PSICANALISTA

Joseph Rouzel

FRANÇA

PSICANALISTA

Laurie Laufer

FRANÇA

PSICANALISTA

Nicolas Tajan

JAPÃO

PSICANALISTA

COORDENADORES

Benoît Le Bouteiller

FRANÇA | BRASIL

Psicanalista, diretor e professor do IIP

Janilton Gabriel de Souza

BRASIL

Psicanalista e psicólogo

NOSSOS PROFESSORES

Benoît Le Bouteille

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PSICANALISTA

Caterina Mosto

ARGENTINA

METEREOLOGISTA

Denisse Sciamarella

ARGENTINA

FÍSICA

Gisele Charó

ARGENTINA

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BRASIL

PSICANALISTA E PSICÓLOGO

Marta Marciano

BRASIL

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BRASIL

PSICANALISTA

Professores do curso
"Freud através de
seus textos"

Ceren Korulsan

TURQUIA

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Dany Nobus

REINO UNIDO

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COORDENADORES

Benoît Le Bouteiller

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Psicanalista, diretor e professor do IIP

Janilton Gabriel de Souza

BRASIL

Psicanalista e psicólogo

Uma pós-graduação 100% online de 360 horas de atividades - aulas síncronas, aulas assíncronas e atividades individuais e em grupo.

Nenhum conhecimento matemático específico é exigido para participar desse curso.

As articulações teóricas serão completadas e ilustradas com exemplos clínicos.


Extensão com a prática através de estágios e laboratórios de pesquisa.


Todas as aulas são propostas com tradução simultânea em francês e em português. Se você precisar de tradução simultânea em Libras, por favor, entre em contato conosco.

DURAÇÃO

18 MESES COM 360 HORAS DE ATIVIDADES – AULAS AO VIVO, AULAS GRAVADAS, ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E EM GRUPO, ALÉM Da POSSIBILIDADE DE ESTÁGIOS NO BRASIL, EUROPA E DIVERSOS PAÍSES

INÍCIO DAS AULAS | 1º SEMESTRE DE 2025

Dias
Horas
Minutos
Segundos

INVESTIMENTO

Reais

18x  R$ 799,00 

Dólares (EUA)

18x  $ 161,00

Euros

18x  €151,00

Formas de pagamento

PayPal (cartão de crédito)

Transferência bancária ou transferência internacional

Pix (Brasil)

 

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Pagamento à vista: 10% de desconto

Pagamento em 2x (entrada + outra parcela 30 dias depois): 5% de desconto

POLÍTICA DE BOLSAS

Com o objetivo de ampliar o alcance da transmissão da psicanálise, o IIP oferece bolsas para situações específicas.

Pessoas de todas as nacionalidades podem se candidatar.

Reservamos uma parte de nossas bolsas para candidatos portadores de necessidade especiais de ordem motora, sensorial ou múltipla.

Reservamos uma parte de nossas bolsas para candidatos brasileiros seguindo o duplo sistema de cotas: uma parcela da reserva de vagas destina-se a estudantes de escola pública, independentemente da origem étnico-racial, e a outra parcela destina-se a estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

DÚVIDAS SOBRE A
pós-graduação

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PROGRAMAÇÃO

A abertura dos últimos Seminários de Lacan

15 horas

Durante várias décadas, Jacques Lacan ministrará um ensino, especialmente ao longo de seu Seminário. Ele dirá várias vezes: não busca transmitir um conhecimento. Seu seminário é um espaço de dizer de um psicanalista, na posição de analisante.

Lacan fecha seu texto “A psicanálise e seu ensino” com as seguintes palavras: “Qualquer retorno a Freud que materialize um ensino digno desse nome, só se produzirá pela via, por onde a verdade mais oculta se manifesta nas revoluções da cultura. Esta via é a única formação que podemos pretender transmitir a quem nos segue. O nome dela é: um estilo.”

Ensino: insignis em latim; o que é marcado com um signo.

De que signo e de qual estilo se trata neste Seminário?

Para explorar essas questões, propomo-nos a estudar rigorosamente durante este ano a cada mês a primeira (ou as primeiras) frase(s) de um seminário. Começaremos pelo Seminário 21 e continuaremos assim, cronologicamente, até o 27. Esta proposta será, certamente, a oportunidade de traçar um caminho possível no seio desta última parte do ensino de Lacan.

Último ensino de Lacan: um estudo topológico e suas implicações na teoria e clínica psicanalítica

30 horas de aula gravada

Esse curso gravado visa apresentar de forma rigorosa e acessível a aposta que Jacques Lacan fez em sua última docência. Estudaremos os objetos topológicos que ele usa neste momento. Veremos os efeitos que essa aposta produz no campo teórico e na prática clínica. Abordaremos também as consequências éticas e políticas dessa leitura específica do último Lacan.

Topologia e teoria dos sistemas dinâmicos: um diálogo lacaniano

15 horas 

As matemáticas propõem teorias que têm como tema central categorias conceituais específicas: a multiplicidade é o tema central da teoria dos conjuntos; a localização, da geometria; a estabilidade, da teoria dos sistemas dinâmicos; a relação, da topologia. Henri Poincaré foi o primeiro a notar como as propriedades de um sistema dinâmico dependem de sua topologia, conjugando assim as categorias de estabilidade e relação num mesmo quadro conceitual. A topologia é, portanto, portadora de uma significação especial na teoria dos sistemas dinâmicos. Dito de outra forma, se a natureza é escrita em linguagem matemática, como queria Galileu, a dinâmica é escrita em linguagem topológica. A relação entre topologia e dinâmica é então estudada por identificar e classificar, como num dicionário, as maneiras qualitativamente distintas de evoluir. Um nó, ou seja, uma curva que apresenta ligações/conexões consigo mesma, pode representar uma determinada forma de evolução ao longo do tempo. É através dos nós que Lacan escolheu representar a estrutura do sujeito. Mas o que será do tempo nesta estrutura? Num dos últimos seminários, Lacan nos diz que existe uma correspondência entre a topologia e a prática. “Esta correspondência consiste nos tempos. A topologia resiste, é aí que a correspondência  existe.” Este curso abordará os últimos ensinamentos de Lacan à luz do edifício topológico que usamos hoje para estudar a dinâmica de um sistema e suas perturbações.

Construção de caso clínico

15 horas 

A construção de caso clínico é uma prática que faz parte do cerne da história da descoberta freudiana. Este curso então se inscreve nessa longa tradição inseparável da própria ética da psicanálise. Neste curso, a cada mês, um psicanalista apresentará de forma sucinta elementos da própria história clínica dele mesmo, do sujeito que ele é, resultante de sua própria prática dessa abordagem topológica. Caberá a ele mostrar e demonstrar a construção possível do caso clínico que ele é, e dele extrair a própria invenção, entre a estrutura e a singularidade, com a luz da topologia. Amplo espaço será reservado para discussão e debate após esta apresentação clínica.

Freud através de seus textos

20 horas 

Estamos convencidos de que trabalhar sobre o Lacan mais recente e pensar depois de Lacan só pode ser feito se retornarmos cuidadosamente à fonte. Essa fonte se chama Freud. Aqui está o porquê deste curso.

Sigmund Freud é no início um médico e pesquisador especializado em anatomia cerebral e sistema nervoso. É por meio de artigos que ele dará a conhecer, a partir deste ponto de partida, o caminho que traça e que leva à invenção da psicanálise. Este curso oferece uma imersão em uma parte dessa aventura freudiana. Cada um dos professores vai escolher um artigo de Freud e visitá-lo, questioná-lo, extrair as linhas de força, dizer como esse texto alimenta a clínica, uma pesquisa em processo de realização, mas também dizer os limites, os erros que marcam, talvez, o texto freudiano.

História e filosofia da topologia

47 horas 

A palavra “topologia” aparece pela primeira vez, em alemão, em 1847, num artigo assinado pelo grande matemático Johann Benedict Listing.

Entretanto, a topologia tem raízes numa história muito mais antiga; uma história fascinante e viva que continua até hoje.

Desde as suas origens, este ramo da matemática revolucionou setores inteiros da ciência e teve um impacto profundo no mundo das ideias. Assim, uma série de questões filosóficas foram moldadas pelo avanço da topologia.

Nesta disciplina, se aprofundará na história e na filosofia da topologia para colocar em perspectiva a pesquisa contemporânea e suas aplicações.

Tempo de ouvidoria

10 horas 

Encontro da formação que visa acolher questões e comentários relacionados com o conteúdo do ensino e da formação em geral. A palavra estará neste espaço ouvida na singularidade de cada um, a partir da ética da psicanálise. Essas reuniões mensais estão abertas ao contingenciamento de solicitações de quem o desejar. 

PROGRAMA

A topologia no último Lacan.
Uma introdução.

Esse curso gravado visa apresentar de forma rigorosa e acessível a aposta que Jacques Lacan fez em sua última docência. Estudaremos os objetos topológicos que ele usa neste momento. Veremos os efeitos que essa aposta produz no campo teórico e na prática clínica. Abordaremos também as consequências éticas e políticas dessa leitura específica do último Lacan.

Benoît Le Bouteiller (França / Brasil)

A abertura dos últimos
Seminários de Lacan.

Durante várias décadas, Jacques Lacan ministrará um ensino, especialmente ao longo de seu Seminário. Ele dirá várias vezes: não busca transmitir um conhecimento. Seu seminário é um espaço de dizer de um psicanalista, na posição de analisante.

Lacan fecha seu texto “A psicanálise e seu ensino” com as seguintes palavras: “Qualquer retorno a Freud que materialize um ensino digno desse nome, só se produzirá pela via, por onde a verdade mais oculta se manifesta nas revoluções da cultura. Esta via é a única formação que podemos pretender transmitir a quem nos segue. O nome dela é: um estilo.”

Ensino: insignis em latim; o que é marcado com um signo.

De que signo e de qual estilo se trata neste Seminário?

Para explorar essas questões, propomo-nos a estudar rigorosamente durante este ano a cada mês a primeira (ou as primeiras) frase(s) de um seminário. Começaremos pelo Seminário 21 e continuaremos assim, cronologicamente, até o 27. Esta proposta será, certamente, a oportunidade de traçar um caminho possível no seio desta última parte do ensino de Lacan.

Benoît Le Bouteiller (França / Brasil)

Construção de caso clínico

A construção de caso clínico é uma prática que faz parte do cerne da história da descoberta freudiana. Este curso então se inscreve nessa longa tradição inseparável da própria ética da psicanálise. Neste curso, a cada mês, um psicanalista apresentará de forma sucinta elementos da própria história clínica dele mesmo, do sujeito que ele é, resultante de sua própria prática dessa abordagem topológica. Caberá a ele mostrar e demonstrar a construção possível do caso clínico que ele é, e dele extrair a própria invenção, entre a estrutura e a singularidade, com a luz da topologia. Amplo espaço será reservado para discussão e debate após esta apresentação clínica.

Mônica Godoy (Brasil) & Marta Marciano ( Brasil)

Topologia e teoria dos sistemas dinâmicos: um diálogo lacaniano

As matemáticas propõem teorias que têm como tema central categorias conceituais específicas: a multiplicidade é o tema central da teoria dos conjuntos; a localização, da geometria; a estabilidade, da teoria dos sistemas dinâmicos; a relação, da topologia. Henri Poincaré foi o primeiro a notar como as propriedades de um sistema dinâmico dependem de sua topologia, conjugando assim as categorias de estabilidade e relação num mesmo quadro conceitual. A topologia é, portanto, portadora de uma significação especial na teoria dos sistemas dinâmicos. Dito de outra forma, se a natureza é escrita em linguagem matemática, como queria Galileu, a dinâmica é escrita em linguagem topológica. A relação entre topologia e dinâmica é então estudada por identificar e classificar, como num dicionário, as maneiras qualitativamente distintas de evoluir. Um nó, ou seja, uma curva que apresenta ligações/conexões consigo mesma, pode representar uma determinada forma de evolução ao longo do tempo. É através dos nós que Lacan escolheu representar a estrutura do sujeito. Mas o que será do tempo nesta estrutura? Num dos últimos seminários, Lacan nos diz que existe uma correspondência entre a topologia e a prática. “Esta correspondência consiste nos tempos. A topologia resiste, é aí que a correspondência  existe.” Este curso abordará os últimos ensinamentos de Lacan à luz do edifício topológico que usamos hoje para estudar a dinâmica de um sistema e suas perturbações.

Denisse Sciamarella (Argentina), Caterina Mosto (Argentina), Gisela Charó (Argentina)

História e filosofia da topologia

A palavra “topologia” aparece pela primeira vez, em alemão, em 1847, num artigo assinado pelo grande matemático Johann Benedict Listing.

Entretanto, a topologia tem raízes numa história muito mais antiga; uma história fascinante e viva que continua até hoje.

Desde as suas origens, este ramo da matemática revolucionou setores inteiros da ciência e teve um impacto profundo no mundo das ideias. Assim, uma série de questões filosóficas foram moldadas pelo avanço da topologia.

Nesta disciplina, se aprofundará na história e na filosofia da topologia para colocar em perspectiva a pesquisa contemporânea e suas aplicações.

Janilton Gabriel de Souza (Brasil) & Benoît Le Bouteiller (Brasil/França)


Freud através de seus textos

Estamos convencidos de que trabalhar sobre o Lacan mais recente e pensar depois de Lacan só pode ser feito se retornarmos cuidadosamente à fonte. Essa fonte se chama Freud. Aqui está o porquê deste curso.

Sigmund Freud é no início um médico e pesquisador especializado em anatomia cerebral e sistema nervoso. É por meio de artigos que ele dará a conhecer, a partir deste ponto de partida, o caminho que traça e que leva à invenção da psicanálise. Este curso oferece uma imersão em uma parte dessa aventura freudiana. Cada um dos professores vai escolher um artigo de Freud e visitá-lo, questioná-lo, extrair as linhas de força, dizer como esse texto alimenta a clínica, uma pesquisa em processo de realização, mas também dizer os limites, os erros que marcam, talvez, o texto freudiano.

Ceren Korulsan (Turquia), Dany Nobus (Reino Unido), Joseph Rouzel (França), Nicolas Tajan (Japão), Laurie Laufer (França) 

Tempo de ouvidoria

Encontro de uma hora e meia no final de cada mês da formação que visa acolher questões e comentários relacionados com o conteúdo do ensino e da formação em geral. A palavra estará neste espaço ouvida na singularidade de cada um, a partir da ética da psicanálise. Essas reuniões mensais estão abertas ao contingenciamento de solicitações de quem o desejar. 

Mônica Godoy (Brasil) & Marta Marciano ( Brasil)

Bárbara Guatimosim

Psychologue, psychanalyste, membre de l’École des Forums du Champ Lacanien de Belo Horizonte, Brésil. Elle a publié plusieurs articles dans divers revues et collections de psychanalyse. Master et doctorat en études littéraires. Axe de recherche: littérature et psychanalyse.

Constructions du corps:

Le corps, pour tout humain, n’est pas une matière donnée et garantie, mais une construction. La formation narcissique du moi, l’impact réel des pulsions et la rencontre avec le langage étrange de l’Autre sont liés à la constitution du sujet, conséquence d’un lien. Nous entendons, en trois rencontres, faire un dépistage clinique, théorique et littéraire de ces corps et des vicissitudes que subissent leurs constructions.

Cours de six heures divisé en trois mois.

Espace / temps de l’écoute:

Rencontre de deux heures à la fin de chaque mois de la formation qui a pour vocation d’accueillir des questions et remarques liées aux contenus des enseignements et à la formation en générale. La parole sera dans cet espace entendue dans la singularité de chacun, à partir de l’éthique de la psychanalyse. Ces rencontres mensuelles sont ouvertes à la contingence des demandes de ceux qui le désirent.

Bárbara Guatimosim

Bárbara Guatimosim é psicóloga e psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano BH, EPFCL – Brasil, artigos publicados em várias revistas e coletâneas de psicanálise. Mestre e Doutora em Estudos Literários, linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise. Participante de iniciativas e movimentos que têm como referência o Discurso analítico e a ética da diferença.

Mônica Godoy

Mônica Godoy, psicóloga, psicanalista e analista ambiental, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG. Especialista em Resíduos Sólidos, com 30 anos de experiência clínica, e peregrina numa jornada transdisciplinar de escutar com todos os poros.

Fabrice Bourlez

Fabrice Bourlez é psicanalista. Doutor em filosofia, ele ensina na Ecole Supérieure d’Art et de Design de Reims e no Institut d’Etudes Politiques Sciences-Po Paris. É também cotitular da cadeira Troubles, dissidences et esthétiques na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris

É professor do IIP desde sua criação. Entre suas publicações estão Pulsions Pasoliniennes (Presses du Réel/Franciscopolis, 2015) e Queer Psychanalyse (Hermann, 2018. Traduções: espanhol 2020, italiano 2022).

Ceren Korulsan

Ceren Korulsan é psiquiatra e psicanalista em Istambul, Turquia. Membro do IF- EPFCL assim como membro-fundadora da Association de Psychanalyse en Recherche em Istambul, ela ensina atualmente na universidade de Bahçeşehir no departamento de master em psicologia. Tradutora do livro de Antonio Quinet: La cité et ses maîtres fous. Co-autora do livro intitulado “Lacan au-dela des frontières” (Stylus, 2021).

Joseph Rouzel

Joseph Rouzel trabalhou por muitos anos como educador especializado junto a diversos públicos. Ele é psicanalista e poeta. Graduado em etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Joseph Rouzel dirige o “Institut européen psychanalyse et travail social” (Psychasoc). Participou da criação da associação “Psychanalyse sans frontière” (PSF) e da associação l’@psychanalyse. É membro da Sociedade dos poetas franceses.

Rudy Goubet Bodart

Rudy Goubet Bodart estudou psicologia clínica e etnopsiquiatria e trabalhou em várias instituições no norte da França (centros sociais, hospital geral e atendimento psiquiátrico) antes de se estabelecer como psicanalista na Ásia, em Cingapura.

Uma abordagem psicanalítica da máscara: para uma nova psicopatologia da vida cotidiana?

A situação viral em que o mundo mergulhou há um ano, agora dá a oportunidade de dar uma olhada no objeto que provavelmente melhor simboliza o período atual: a máscara. Em que e como esse objeto, que usamos na pele do rosto e que irrompeu em nosso cotidiano, pode questionar a psicanálise?

Curso de 6 horas em 3 meses

Jalil Bennani

Jalil Bennani é psiquiatra e psicanalista em Rabat (Marrocos). É autor de várias obras, principalmente: Le corps suspect (Galilée, 1980), Psychanalyse en terre d’islam (2018), Un psy dans la cité (prêmio Grand Atlas 2013), Un si long chemin – Paroles de réfugiés au Maroc, (2016), Des djinns à la psychanalyse, nouvelle approche des pratiques traditionnelles et contemporaines.

 Pesquisador associado ao CRPMS da Universidade de Paris, é titular da Habilitation à diriger les recherches (Universidade de Nice Sophia Antipolis). Recebeu, em 2002, o prêmio “Prix Sigmund Freud de la ville de Vienne” pelo conjunto de sua obra.

Benoît Le Bouteiller

Benoît Le Bouteiller, psicanalista, diretor do Instituto Internacional de Psicanálise, editor e professor de pós-graduação em psicanálise da Universidade Unis-MG, Brasil.
Membro da Fondation Européenne pour la Psychanalyse. Membro da Korean Mathematical Society, da Cambridge University Linguistic Society, da European Anthropological Association e da Société Française de Philosophie.