Essa pós-graduação foi concebida a fim de levar um conjunto consistente de conhecimentos àqueles que desejam estudar de forma rigorosa e aprofundada o último ensino de Jacques Lacan e apreender melhor o uso possível da topologia na clínica psicanalítica contemporânea. A formação permite igualmente acessar posteriormente a uma dinâmica profícua de pesquisa coletiva e internacional.
“Topologia e psicanálise”, um novo paradigma para a clínica no século XXI é uma formação internacional que se fundou em uma aposta: levar a sério as últimas articulações teóricas de Jacques Lacan.
Para isso, nós responderemos a várias questões que vão estruturar essa pós-graduação:
Essa pós-graduação foi concebida a fim de levar um conjunto consistente de conhecimentos àqueles que desejam estudar de forma rigorosa e aprofundada o último ensino de Jacques Lacan e apreender melhor o uso possível da topologia na clínica psicanalítica contemporânea. A formação permite igualmente acessar posteriormente a uma dinâmica profícua de pesquisa coletiva e internacional.
“Topologia e psicanálise”, um novo paradigma para a clínica do século XXI é uma formação internacional que se fundou em uma aposta: levar a sério as últimas articulações teóricas de Jacques Lacan.
Para isso, nós responderemos a várias questões que vão estruturar essa pós-graduação:
FRANÇA | BRASIL
PSICANALISTA
ARGENTINA
METEREOLOGISTA
ARGENTINA
FÍSICA
ARGENTINA
MATEMÁTICA
BRASIL
PSICANALISTA E PSICÓLOGO
Brasil
PSICANALISTA
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TURQUIA
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REINO UNIDO
PSICANALISTA
FRANÇA
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JAPÃO
PSICANALISTA
Psicanalista, diretor e professor do IIP
Psicanalista e psicólogo
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Uma pós-graduação 100% online de 360 horas de atividades - aulas síncronas, aulas assíncronas e atividades individuais e em grupo.
Nenhum conhecimento matemático específico é exigido para participar desse curso.
As articulações teóricas serão completadas e ilustradas com exemplos clínicos.
Extensão com a prática através de estágios e laboratórios de pesquisa.
Todas as aulas são propostas com tradução simultânea em francês e em português. Se você precisar de tradução simultânea em Libras, por favor, entre em contato conosco.
18x R$ 799,00
18x $ 161,00
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Com o objetivo de ampliar o alcance da transmissão da psicanálise, o IIP oferece bolsas para situações específicas.
Pessoas de todas as nacionalidades podem se candidatar.
Reservamos uma parte de nossas bolsas para candidatos portadores de necessidade especiais de ordem motora, sensorial ou múltipla.
Reservamos uma parte de nossas bolsas para candidatos brasileiros seguindo o duplo sistema de cotas: uma parcela da reserva de vagas destina-se a estudantes de escola pública, independentemente da origem étnico-racial, e a outra parcela destina-se a estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
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15 horas
Durante várias décadas, Jacques Lacan ministrará um ensino, especialmente ao longo de seu Seminário. Ele dirá várias vezes: não busca transmitir um conhecimento. Seu seminário é um espaço de dizer de um psicanalista, na posição de analisante.
Lacan fecha seu texto “A psicanálise e seu ensino” com as seguintes palavras: “Qualquer retorno a Freud que materialize um ensino digno desse nome, só se produzirá pela via, por onde a verdade mais oculta se manifesta nas revoluções da cultura. Esta via é a única formação que podemos pretender transmitir a quem nos segue. O nome dela é: um estilo.”
Ensino: insignis em latim; o que é marcado com um signo.
De que signo e de qual estilo se trata neste Seminário?
Para explorar essas questões, propomo-nos a estudar rigorosamente durante este ano a cada mês a primeira (ou as primeiras) frase(s) de um seminário. Começaremos pelo Seminário 21 e continuaremos assim, cronologicamente, até o 27. Esta proposta será, certamente, a oportunidade de traçar um caminho possível no seio desta última parte do ensino de Lacan.
30 horas de aula gravada
Esse curso gravado visa apresentar de forma rigorosa e acessível a aposta que Jacques Lacan fez em sua última docência. Estudaremos os objetos topológicos que ele usa neste momento. Veremos os efeitos que essa aposta produz no campo teórico e na prática clínica. Abordaremos também as consequências éticas e políticas dessa leitura específica do último Lacan.
15 horas
As matemáticas propõem teorias que têm como tema central categorias conceituais específicas: a multiplicidade é o tema central da teoria dos conjuntos; a localização, da geometria; a estabilidade, da teoria dos sistemas dinâmicos; a relação, da topologia. Henri Poincaré foi o primeiro a notar como as propriedades de um sistema dinâmico dependem de sua topologia, conjugando assim as categorias de estabilidade e relação num mesmo quadro conceitual. A topologia é, portanto, portadora de uma significação especial na teoria dos sistemas dinâmicos. Dito de outra forma, se a natureza é escrita em linguagem matemática, como queria Galileu, a dinâmica é escrita em linguagem topológica. A relação entre topologia e dinâmica é então estudada por identificar e classificar, como num dicionário, as maneiras qualitativamente distintas de evoluir. Um nó, ou seja, uma curva que apresenta ligações/conexões consigo mesma, pode representar uma determinada forma de evolução ao longo do tempo. É através dos nós que Lacan escolheu representar a estrutura do sujeito. Mas o que será do tempo nesta estrutura? Num dos últimos seminários, Lacan nos diz que existe uma correspondência entre a topologia e a prática. “Esta correspondência consiste nos tempos. A topologia resiste, é aí que a correspondência existe.” Este curso abordará os últimos ensinamentos de Lacan à luz do edifício topológico que usamos hoje para estudar a dinâmica de um sistema e suas perturbações.
15 horas
A construção de caso clínico é uma prática que faz parte do cerne da história da descoberta freudiana. Este curso então se inscreve nessa longa tradição inseparável da própria ética da psicanálise. Neste curso, a cada mês, um psicanalista apresentará de forma sucinta elementos da própria história clínica dele mesmo, do sujeito que ele é, resultante de sua própria prática dessa abordagem topológica. Caberá a ele mostrar e demonstrar a construção possível do caso clínico que ele é, e dele extrair a própria invenção, entre a estrutura e a singularidade, com a luz da topologia. Amplo espaço será reservado para discussão e debate após esta apresentação clínica.
20 horas
Estamos convencidos de que trabalhar sobre o Lacan mais recente e pensar depois de Lacan só pode ser feito se retornarmos cuidadosamente à fonte. Essa fonte se chama Freud. Aqui está o porquê deste curso.
Sigmund Freud é no início um médico e pesquisador especializado em anatomia cerebral e sistema nervoso. É por meio de artigos que ele dará a conhecer, a partir deste ponto de partida, o caminho que traça e que leva à invenção da psicanálise. Este curso oferece uma imersão em uma parte dessa aventura freudiana. Cada um dos professores vai escolher um artigo de Freud e visitá-lo, questioná-lo, extrair as linhas de força, dizer como esse texto alimenta a clínica, uma pesquisa em processo de realização, mas também dizer os limites, os erros que marcam, talvez, o texto freudiano.
47 horas
A palavra “topologia” aparece pela primeira vez, em alemão, em 1847, num artigo assinado pelo grande matemático Johann Benedict Listing.
Entretanto, a topologia tem raízes numa história muito mais antiga; uma história fascinante e viva que continua até hoje.
Desde as suas origens, este ramo da matemática revolucionou setores inteiros da ciência e teve um impacto profundo no mundo das ideias. Assim, uma série de questões filosóficas foram moldadas pelo avanço da topologia.
Nesta disciplina, se aprofundará na história e na filosofia da topologia para colocar em perspectiva a pesquisa contemporânea e suas aplicações.
10 horas
Encontro da formação que visa acolher questões e comentários relacionados com o conteúdo do ensino e da formação em geral. A palavra estará neste espaço ouvida na singularidade de cada um, a partir da ética da psicanálise. Essas reuniões mensais estão abertas ao contingenciamento de solicitações de quem o desejar.
Esse curso gravado visa apresentar de forma rigorosa e acessível a aposta que Jacques Lacan fez em sua última docência. Estudaremos os objetos topológicos que ele usa neste momento. Veremos os efeitos que essa aposta produz no campo teórico e na prática clínica. Abordaremos também as consequências éticas e políticas dessa leitura específica do último Lacan.
Benoît Le Bouteiller (França / Brasil)
Durante várias décadas, Jacques Lacan ministrará um ensino, especialmente ao longo de seu Seminário. Ele dirá várias vezes: não busca transmitir um conhecimento. Seu seminário é um espaço de dizer de um psicanalista, na posição de analisante.
Lacan fecha seu texto “A psicanálise e seu ensino” com as seguintes palavras: “Qualquer retorno a Freud que materialize um ensino digno desse nome, só se produzirá pela via, por onde a verdade mais oculta se manifesta nas revoluções da cultura. Esta via é a única formação que podemos pretender transmitir a quem nos segue. O nome dela é: um estilo.”
Ensino: insignis em latim; o que é marcado com um signo.
De que signo e de qual estilo se trata neste Seminário?
Para explorar essas questões, propomo-nos a estudar rigorosamente durante este ano a cada mês a primeira (ou as primeiras) frase(s) de um seminário. Começaremos pelo Seminário 21 e continuaremos assim, cronologicamente, até o 27. Esta proposta será, certamente, a oportunidade de traçar um caminho possível no seio desta última parte do ensino de Lacan.
Benoît Le Bouteiller (França / Brasil)
A construção de caso clínico é uma prática que faz parte do cerne da história da descoberta freudiana. Este curso então se inscreve nessa longa tradição inseparável da própria ética da psicanálise. Neste curso, a cada mês, um psicanalista apresentará de forma sucinta elementos da própria história clínica dele mesmo, do sujeito que ele é, resultante de sua própria prática dessa abordagem topológica. Caberá a ele mostrar e demonstrar a construção possível do caso clínico que ele é, e dele extrair a própria invenção, entre a estrutura e a singularidade, com a luz da topologia. Amplo espaço será reservado para discussão e debate após esta apresentação clínica.
Mônica Godoy (Brasil) & Marta Marciano ( Brasil)
As matemáticas propõem teorias que têm como tema central categorias conceituais específicas: a multiplicidade é o tema central da teoria dos conjuntos; a localização, da geometria; a estabilidade, da teoria dos sistemas dinâmicos; a relação, da topologia. Henri Poincaré foi o primeiro a notar como as propriedades de um sistema dinâmico dependem de sua topologia, conjugando assim as categorias de estabilidade e relação num mesmo quadro conceitual. A topologia é, portanto, portadora de uma significação especial na teoria dos sistemas dinâmicos. Dito de outra forma, se a natureza é escrita em linguagem matemática, como queria Galileu, a dinâmica é escrita em linguagem topológica. A relação entre topologia e dinâmica é então estudada por identificar e classificar, como num dicionário, as maneiras qualitativamente distintas de evoluir. Um nó, ou seja, uma curva que apresenta ligações/conexões consigo mesma, pode representar uma determinada forma de evolução ao longo do tempo. É através dos nós que Lacan escolheu representar a estrutura do sujeito. Mas o que será do tempo nesta estrutura? Num dos últimos seminários, Lacan nos diz que existe uma correspondência entre a topologia e a prática. “Esta correspondência consiste nos tempos. A topologia resiste, é aí que a correspondência existe.” Este curso abordará os últimos ensinamentos de Lacan à luz do edifício topológico que usamos hoje para estudar a dinâmica de um sistema e suas perturbações.
Denisse Sciamarella (Argentina), Caterina Mosto (Argentina), Gisela Charó (Argentina)
A palavra “topologia” aparece pela primeira vez, em alemão, em 1847, num artigo assinado pelo grande matemático Johann Benedict Listing.
Entretanto, a topologia tem raízes numa história muito mais antiga; uma história fascinante e viva que continua até hoje.
Desde as suas origens, este ramo da matemática revolucionou setores inteiros da ciência e teve um impacto profundo no mundo das ideias. Assim, uma série de questões filosóficas foram moldadas pelo avanço da topologia.
Nesta disciplina, se aprofundará na história e na filosofia da topologia para colocar em perspectiva a pesquisa contemporânea e suas aplicações.
Janilton Gabriel de Souza (Brasil) & Benoît Le Bouteiller (Brasil/França)
Estamos convencidos de que trabalhar sobre o Lacan mais recente e pensar depois de Lacan só pode ser feito se retornarmos cuidadosamente à fonte. Essa fonte se chama Freud. Aqui está o porquê deste curso.
Sigmund Freud é no início um médico e pesquisador especializado em anatomia cerebral e sistema nervoso. É por meio de artigos que ele dará a conhecer, a partir deste ponto de partida, o caminho que traça e que leva à invenção da psicanálise. Este curso oferece uma imersão em uma parte dessa aventura freudiana. Cada um dos professores vai escolher um artigo de Freud e visitá-lo, questioná-lo, extrair as linhas de força, dizer como esse texto alimenta a clínica, uma pesquisa em processo de realização, mas também dizer os limites, os erros que marcam, talvez, o texto freudiano.
Ceren Korulsan (Turquia), Dany Nobus (Reino Unido), Joseph Rouzel (França), Nicolas Tajan (Japão), Laurie Laufer (França)
Encontro de uma hora e meia no final de cada mês da formação que visa acolher questões e comentários relacionados com o conteúdo do ensino e da formação em geral. A palavra estará neste espaço ouvida na singularidade de cada um, a partir da ética da psicanálise. Essas reuniões mensais estão abertas ao contingenciamento de solicitações de quem o desejar.
Mônica Godoy (Brasil) & Marta Marciano ( Brasil)
Psychologue, psychanalyste, membre de l’École des Forums du Champ Lacanien de Belo Horizonte, Brésil. Elle a publié plusieurs articles dans divers revues et collections de psychanalyse. Master et doctorat en études littéraires. Axe de recherche: littérature et psychanalyse.
Constructions du corps:
Le corps, pour tout humain, n’est pas une matière donnée et garantie, mais une construction. La formation narcissique du moi, l’impact réel des pulsions et la rencontre avec le langage étrange de l’Autre sont liés à la constitution du sujet, conséquence d’un lien. Nous entendons, en trois rencontres, faire un dépistage clinique, théorique et littéraire de ces corps et des vicissitudes que subissent leurs constructions.
Cours de six heures divisé en trois mois.
Espace / temps de l’écoute:
Rencontre de deux heures à la fin de chaque mois de la formation qui a pour vocation d’accueillir des questions et remarques liées aux contenus des enseignements et à la formation en générale. La parole sera dans cet espace entendue dans la singularité de chacun, à partir de l’éthique de la psychanalyse. Ces rencontres mensuelles sont ouvertes à la contingence des demandes de ceux qui le désirent.
Bárbara Guatimosim é psicóloga e psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano BH, EPFCL – Brasil, artigos publicados em várias revistas e coletâneas de psicanálise. Mestre e Doutora em Estudos Literários, linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise. Participante de iniciativas e movimentos que têm como referência o Discurso analítico e a ética da diferença.
Mônica Godoy, psicóloga, psicanalista e analista ambiental, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG. Especialista em Resíduos Sólidos, com 30 anos de experiência clínica, e peregrina numa jornada transdisciplinar de escutar com todos os poros.
Fabrice Bourlez é psicanalista. Doutor em filosofia, ele ensina na Ecole Supérieure d’Art et de Design de Reims e no Institut d’Etudes Politiques Sciences-Po Paris. É também cotitular da cadeira Troubles, dissidences et esthétiques na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris.
É professor do IIP desde sua criação. Entre suas publicações estão Pulsions Pasoliniennes (Presses du Réel/Franciscopolis, 2015) e Queer Psychanalyse (Hermann, 2018. Traduções: espanhol 2020, italiano 2022).
Ceren Korulsan é psiquiatra e psicanalista em Istambul, Turquia. Membro do IF- EPFCL assim como membro-fundadora da Association de Psychanalyse en Recherche em Istambul, ela ensina atualmente na universidade de Bahçeşehir no departamento de master em psicologia. Tradutora do livro de Antonio Quinet: La cité et ses maîtres fous. Co-autora do livro intitulado “Lacan au-dela des frontières” (Stylus, 2021).
Joseph Rouzel trabalhou por muitos anos como educador especializado junto a diversos públicos. Ele é psicanalista e poeta. Graduado em etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Joseph Rouzel dirige o “Institut européen psychanalyse et travail social” (Psychasoc). Participou da criação da associação “Psychanalyse sans frontière” (PSF) e da associação l’@psychanalyse. É membro da Sociedade dos poetas franceses.
Rudy Goubet Bodart estudou psicologia clínica e etnopsiquiatria e trabalhou em várias instituições no norte da França (centros sociais, hospital geral e atendimento psiquiátrico) antes de se estabelecer como psicanalista na Ásia, em Cingapura.
Uma abordagem psicanalítica da máscara: para uma nova psicopatologia da vida cotidiana?
A situação viral em que o mundo mergulhou há um ano, agora dá a oportunidade de dar uma olhada no objeto que provavelmente melhor simboliza o período atual: a máscara. Em que e como esse objeto, que usamos na pele do rosto e que irrompeu em nosso cotidiano, pode questionar a psicanálise?
Curso de 6 horas em 3 meses
Jalil Bennani é psiquiatra e psicanalista em Rabat (Marrocos). É autor de várias obras, principalmente: Le corps suspect (Galilée, 1980), Psychanalyse en terre d’islam (2018), Un psy dans la cité (prêmio Grand Atlas 2013), Un si long chemin – Paroles de réfugiés au Maroc, (2016), Des djinns à la psychanalyse, nouvelle approche des pratiques traditionnelles et contemporaines.
Pesquisador associado ao CRPMS da Universidade de Paris, é titular da Habilitation à diriger les recherches (Universidade de Nice Sophia Antipolis). Recebeu, em 2002, o prêmio “Prix Sigmund Freud de la ville de Vienne” pelo conjunto de sua obra.
Benoît Le Bouteiller, psicanalista, diretor do Instituto Internacional de Psicanálise, editor e professor de pós-graduação em psicanálise da Universidade Unis-MG, Brasil.
Membro da Fondation Européenne pour la Psychanalyse. Membro da Korean Mathematical Society, da Cambridge University Linguistic Society, da European Anthropological Association e da Société Française de Philosophie.