
Formação
“O que realmente me cabe acentuar é que, ao se oferecer ao ensino, o discurso psicanalítico leva o analista à posição de psicanalisando, isto é, a não produzir nada que se possa dominar, malgrado a aparência, a não ser a título de sintoma.” Lacan, J., “Alocução sobre o ensino”, Outros escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor 2003, p. 310.
O IIP oferece uma formação dirigida a toda a comunidade psicanalítica, sem restrições de linhas de pensamento. Recebe também aquelus interessades em iniciar este caminho de conhecimento pessoal e coletivo em uma dimensão ampliada e original.
Nossa abordagem se integra à prática e aos ensinamentos da psicanálise desde Freud, mas especialmente em Lacan, diferenciando-se por leituras arejadas, consistentes, multidisciplinares e de caráter internacional. Promovemos uma experiência coletiva de formulação teórica e o debate entre as diferentes linhas de pensamento, mas também no sentido de garantir ampla acessibilidade a grupos historicamente excluídos do campo psicanalítico e de pensar os caminhos para uma psicanálise decolonial. Consideramos a pesquisa continuada um aspecto relevante em nossa formação.
Na formação propomos estudos e leituras conduzidos por professories de diferentes nacionalidades, origens e formações. Nosso objetivo é proporcionar uma formação psicanalítica relevante, abrangente e aprofundada, bem como oferecer atividades no campo da pesquisa, social e editorial. Realizamos ainda interseções teóricas com outras áreas do saber: ciências humanas, sociais, exatas e artes.
PROGRAMA DA FORMAÇÃO 24/25
História da psicanálise
12 horas
O que pode ser uma leitura histórica renovada da psicanálise, através de seus movimentos institucionais, a evolução de seu quadro teórico, de seu aparelho conceitual, sua prática, sua presença na cidade?
Tentaremos responder a esta pergunta, neste novo curso, a partir de uma aposta: devemos pensar e questionar a história da psicanálise para que ela não se feche no seu passado e seus dogmas.
Professor: Fabrice Bourlez (França/Bélgica)
Os 4 conceitos fundamentais
12 horas
Em seu famoso Seminário 11, Jacques Lacan propõe redefinir de forma inédita quatro conceitos que qualificará de fundamentais para a psicanálise: o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão. Neste novo curso, propomos estudar estes quatro conceitos, percorrer de novo sua história, pensar nas articulações que os unem entre si, e considerar sua pertinência para uma clínica psicanalítica contemporânea.
Professores(as): Mônica Godoy (Brasil) e Fabrice Bourlez (França/Bélgica)
Freud através de seus textos
10 horas
Sigmund Freud é no início um médico e pesquisador especializado em anatomia cerebral e sistema nervoso. É por meio de artigos que ele dará a conhecer, a partir deste ponto de partida, o caminho que traça e que leva à invenção da psicanálise. Este curso oferece uma imersão em uma parte dessa aventura freudiana. Cada um dos professores vai escolher um artigo de Freud e visitá-lo, questioná-lo, extrair as linhas de força, dizer como esse texto alimenta a clínica, uma pesquisa em processo de realização, mas também dizer os limites, os erros que marcam, talvez, o texto freudiano.
Professores(as): Dany Nobus (UK), Laurie Laufer (França)
A abertura dos vinte primeiros seminários de Lacan
40h de aulas gravadas + 10h de discussão
Durante várias décadas Jacques Lacan ministrará um ensino especialmente ao longo de seu Seminário. Ele dirá várias vezes: não busca transmitir um conhecimento. Seu seminário é um espaço de dizer de um psicanalista, na posição de analisante.
Lacan fecha seu texto “A psicanálise e seu ensino” com as seguintes palavras: “Qualquer retorno a Freud que materialize um ensino digno desse nome, só se produzirá pela via, por onde a verdade mais oculta se manifesta nas revoluções da cultura. Esta via é a única formação que podemos pretender transmitir a quem nos segue. O nome dela é: um estilo”
Ensino: insignis em latim; o que é marcado com um signo.
De que signo e de qual estilo se trata neste Seminário?
Para explorar essas questões, propomo-nos a estudar rigorosamente durante este ano a cada mês a primeira (ou as primeiras) frase(s) de um seminário. Começaremos pelo primeiro e continuaremos assim, cronologicamente, até o 10º (para o 1º ano) e do 11º ao 20º (para o 2º ano). Esta proposta será, certamente, a oportunidade de traçar um caminho possível no seio deste ensino.
Professor: Benoît Le Bouteiller (França/Brasil)
Decolonizar a psicanálise
10 horas
Seria isto dar lugar às vozes abafadas pela história das instituições psicanalíticas? Ou o fato de se construir um pensamento crítico em relação a certas posturas e teorias decorrentes da descoberta freudiana e de seus efeitos? Sem dúvida… Nós acreditamos que esse movimento necessário pode se fazer por meio de uma prática clínica, política e teórica singulares. Neste curso três psicanalistas, de três continentes diferentes, evocarão, a partir de questões diferentes, uma incarnação possível desta decolonização.
Professores(as): Thamy Ayouch (França/Marrocos)
Construção de caso clínico
15 horas
A construção de caso clínico é uma prática que faz parte do cerne da história da descoberta freudiana. Este curso então se inscreve nessa longa tradição inseparável da própria ética da psicanálise. Neste curso, cada estudante irá apresentar ao seu modo uma situação clínica resultante de sua própria prática analítica, de sua clínica ou de sua experiência de vida. Caberá a ele/ela mostrar e demonstrar a construção possível do caso e dele extrair a própria invenção, entre a estrutura e a singularidade. Esta elaboração clínica será um trabalho individual escrito cujas instruções serão apresentadas durante um tempo de escuta.
Tempo de escuta
10 meses
Encontro de uma hora e meia no final de cada mês da formação que visa acolher questões e comentários relacionados com o conteúdo do ensino e da formação em geral. A palavra estará neste espaço ouvida na singularidade de cada um, a partir da ética da psicanálise. Essas reuniões mensais estão abertas ao contingenciamento de solicitações de quem o desejar.
Curso sobre os carteis
2 horas
Apresentação do que é um cartel, de como organiza-se no IIP. O cartel é um espaço de pesquisa em psicanálise engendrado em uma comunidade analítica e proposto por Lacan, como um dos elementos que compõem a sua Escola e seus princípios.
Professoras: Alexandra Cavalheiro, Andréa Coelho e Marina Godoy (Brasil)
Free Podium
44 horas e 30 minutos
O Free Podium é um espaço virtual dedicado os(as) alunos(as) do IIP onde poderão se juntar aos(às) alunos(as) veteranos(as) e Membros(as) para discutir de forma livre sobre o tema da aula gravada da semana (A abertura dos seminários de Lacan Sem. 1 até 10, Freud através de seus textos, Curso sobre as estruturas psíquicas e Decolonizar a psicanálise). O formato será livre, de maneira que cada um(a) possa trazer a contribuição que quiser: texto, conversa, apresentação de poema, de uma dança, de uma música, etc.